Conteúdo, Contexto, Chatices, 3x Simples

28
Out 09

Na aula de 9 de Outubro de 2009, foi-nos pedido pelo docente da disciplina de Seminário, o professor Luís Pedro (ou, como lhe chamamos com carinho, LP) que procurassemos projectos que estão a ser realizados, e que tenham algum tipo de afinidade com o nosso próprio projecto.

 

Assim sendo, refiro aqui os projectos que considero terem algum grau de afinidade com aquele que me proponho a desenvolver:

 

1. MyChannel - Cátia Figueiredo

Julgo que não existe necessidade de me alongar na descrição do projecto em que a nossa colega Cátia Figueiredo irá trabalhar, visto que este projecto é o culminar do esforço conjunto das nossas duas teses.

 

2. DREAMLAB - Promoção de actividades de investigação da DreamLab nas Redes Sociais - Bruno Caseiro

Embora seja um projecto que visa, como o nome indica, a promoção de actividades da empresa DreamLab em redes sociais, o que me levou a referir este projecto realizado pelo Bruno Caseiro foi o facto de que esta promoção se pode tornar uma fonte de contexto para projectos futuros. Este projecto visa também o marketing viral, algo que julgo poder ser integrado na aplicação MyChannel, no sentido de funcionar como modelo de negócio para a venda de publicidade.

 

3. Portal BIBLON - Cátia Resende

O portal desenvolvido pela Cátia é uma rede social. Em que é que isto se liga com o meu projecto? Em tudo! O projecto da Cátia Resende, por ter o seu foco nas redes sociais, e neste caso nos leitores júniores, permite entrar em contacto com alternativas a serem pensadas para o MyChannel. Afinal de contas, os jovens serão talvez quem mais utiliza os telemóveis e todas as aplicações para estes disponibilizadas, o que me leva a pensar que serão um potencial público alvo, e mais ainda, um público alvo forte!

 

4. SMILE - João Afonso

O projecto do João Afonso chamou-me a atenção sobretudo por mencionar os media em redes sociais. Vou acompanhar o projecto sobretudo por interesse pessoal, mas também porque julgo que posso aprender algumas coisas que me ajudarão a pensar as redes sociais dentro do MyChannel de outra forma.

 

5. Recomendações - Pedro Almeida (o aluno!!)

O título é uma pequena piada, relacionada ainda com os tempos da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação. O projecto do Pedro interessou-me pelo facto de falar em sistemas de recomendação de conteúdo em sistemas de IPTV. O MyChannel não é bem IPTV, mas o sistema de recomendação "recomenda-se"!

 

6. WeOnTV - Ricardo Pinto

O que me chamou a atenção no projecto do Ricardo foi sobretudo a seguinte passagem, que transcrevo aqui: "De que forma esta framework poderia ser integrada com vários serviços já criados (SMS, E-mail, Chat, Videochamada, VOiP)?".

Será que existe espaço, no MyChannel, para adicionar ou integrar serviços já existentes, que possam ser utilizados também como sistemas de recomendação? De que maneira estes serviços poderiam ser fornecedores de conteúdo para a rede?

 

 

Estes são os projectos que considero terem algo a oferecer ao meu, na medida em que todos se debruçam sobre uma área de estudo interligada com as componentes principais do MyChannel - conteúdo, contexto, redes sociais.

 

E agora vou fazer uma pausa. Mas amanhã estou cá de novo!

 

 

Fiquem bem!

 

João

 

(Ao som de Pearl Jam - The Fixer)


Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
29
30
31


arquivos
2009

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO