Conteúdo, Contexto, Chatices, 3x Simples

28
Out 09

Olá a todos!

 

Após uma paragem muito mal justificada, aqui estou eu de volta, com novidades sobre o projecto.

 

Após uma reunião com o meu orientador da dissertação, o mui nobre Pedro Almeida, e com o também mui nobre Jorge Ferraz de Abreu, na qual também esteve presente a (para não destoar) mui nobre colega Cátia Figueiredo, na passada Sexta-feira, dia 23 de Outubro, chegamos finalmente à conclusão do tema do projecto no qual os dois trabalharemos, sendo que obviamente em áreas diferentes, mas para conseguirmos, se possível, chegar a uma conclusão aproximada do conjunto.

 

Desenganem-se já, esta não foi a primeira reunião, a qual já tinha mencionado no primeiro (e até agora único post deste blog). Esta reuniões têm-se repetido frequentemente (pelo menos uma por semana), da qual tinhamos primeiro concluído a área do projecto que seria abordada, tendo-se depois criado um sentimento de que faltava ainda algo, razão pela qual investigamos e tentamos procurar novas ideias e possibilidades a integrar.

 

Ficamo-nos então pela ideia de uma aplicação, de seu nome "MyChannel", cujo objectivo é proporcionar conteúdo baseado em contexto do utilizador que a utiliza. Esse contexto será criado pelo utilizador, e será primeiramente retirado de fontes de contexto que concluímos serem importantes para o projecto. Essas fontes serão as redes sociais nas quais o utilizador está inserido (Facebook, MySpace, etc).

 

Mas estas informações, por si só, não são novidade, para quem acompanha o blog da nossa colega Cátia Figueiredo (e que pode ser encontrado aqui!).

 

Assim sendo, eu trabalharei o MyChannel na vertente da comunicação entre a aplicação e as redes sociais, focando-me no contexto que estas podem promover, assim como no contexto que pode ser gerado pelo utilizador quando este utiliza a aplicação.

 

O meu foco serão então as redes sociais como fonte de contexto, e a sua interligação com aplicações móveis, de maneira a criar novas aplicações, que se possam tornar inovativas na área, não tanto pela utilização das redes sociais, visto que já existem milhões destas, mas como fontes de contexto que alteram por completo o tipo de conteúdo visualizado.

 

Seguem-se vários posts, respondendo então aos vários exercícios propostos nas duas disciplinas de Projecto de Dissertação e Seminário.

 

Até já!


Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
29
30
31


arquivos
2009

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO