Conteúdo, Contexto, Chatices, 3x Simples

05
Out 09

Olá,

 

Sejam bem vindos ao blog que irá acompanhar a minha dissertação, neste ano lectivo de 2009/2010, 2º ano do Mestrado em Comunicação Multimédia da Universidade de Aveiro.

 

O meu nome é João Silva. Sou interessado por tecnologias, informática, internet, redes e gosto de me debruçar, quando possível, pelos assuntos inerentes à psicologia, sobretudo o campo que trata das ciências sociais, dos relacionamentos humanos.

 

Dadas as circunstâncias, e por estar de momento a desenvolver um projecto que se insere no mesmo âmbito, senti que poderia tentar explorar ainda mais esta questão.

 

Assim sendo, e como pedido pelo professor Luís Pedro, docente das cadeiras de Seminário e Projecto de Dissertação, do 1º Semestre do 2º Ano, vou dar aqui resposta a algumas perguntas.

 

 

Porque escolhi esta temática?

Bem.. Como explicado em cima, tenho gosto pelos relacionamentos inter-pessoais e pela informática e tecnologias, razão pela qual as redes sociais me atraem (embora as actuais não me fascinem, sobretudo pela utilização dada pelos utilizadores às mesmas). Por esta razão, e também pelo facto de fazer parte integrante da equipa de desenvolvimento de um projecto na área, achei e senti que acompanhar, investigar e dissertar sobre esta área seria algo de interessante.

 

 

Qual a pergunta de partida da minha investigação?

Não será demasiado cedo para colocar uma pergunta de investigação, ainda para mais com a indefinição que ronda este projecto? Têm existido, de facto, alguns problemas à volta deste projecto de investigação, pelo que ainda não existe um assentar de poeira, e uma discussão mais acesa com o orientador acerca da pergunta de investigação a trabalhar. Mas julgo que seria algo do género de: Será que a disponibilização de conteúdos, baseados em contexto obtido através utilizador (inferição através de informação disponibilizada - estado de espirito, interesses, etc), poderia trazer melhorias no desempenho académico de um grupo de alunos da Universidade de Aveiro?

 

Nota Bem - Esta pergunta não foi discutida com o orientador, sendo apenas um produto não pensado de uma hipotese na qual o projecto poderia trabalhar. Um update será feito mais tarde de maneira a esclarecer estas questões.

 

 

Que título daria, neste momento, à minha investigação (3 hipóteses)?
De momento, e por aquilo que foi descrito, não me sinto à vontade para entitular a minha investigação.

 

 

"(Not) gonna do's, perhaps I'll do, don't have clues" do meu projecto de investigação.
De momento, sinto que existe uma necessidade de explorar o tema, e procurar documentos que esclareçam e me ajudem a explicar uma enormidade de conceitos inerentes às redes sociais, às redes de conteúdo, e às redes de conteúdo baseadas em contexto.

Talvez faça uma explanação mais profunda das redes sociais existentes, e das que podemos considerar que se inserem no ambito do trabalho.

Não tenho ideia daquilo sobre o qual não tenho ideia. -_-'

 

 

Para depois, responderei a 3 outras perguntas, estas da cadeira de Seminário!

 

 

Até já,

 

João F. Silva


De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
29
30
31


subscrever feeds
arquivos
2009

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO