Conteúdo, Contexto, Chatices, 3x Simples

05
Out 09

Olá,

 

Sejam bem vindos ao blog que irá acompanhar a minha dissertação, neste ano lectivo de 2009/2010, 2º ano do Mestrado em Comunicação Multimédia da Universidade de Aveiro.

 

O meu nome é João Silva. Sou interessado por tecnologias, informática, internet, redes e gosto de me debruçar, quando possível, pelos assuntos inerentes à psicologia, sobretudo o campo que trata das ciências sociais, dos relacionamentos humanos.

 

Dadas as circunstâncias, e por estar de momento a desenvolver um projecto que se insere no mesmo âmbito, senti que poderia tentar explorar ainda mais esta questão.

 

Assim sendo, e como pedido pelo professor Luís Pedro, docente das cadeiras de Seminário e Projecto de Dissertação, do 1º Semestre do 2º Ano, vou dar aqui resposta a algumas perguntas.

 

 

Porque escolhi esta temática?

Bem.. Como explicado em cima, tenho gosto pelos relacionamentos inter-pessoais e pela informática e tecnologias, razão pela qual as redes sociais me atraem (embora as actuais não me fascinem, sobretudo pela utilização dada pelos utilizadores às mesmas). Por esta razão, e também pelo facto de fazer parte integrante da equipa de desenvolvimento de um projecto na área, achei e senti que acompanhar, investigar e dissertar sobre esta área seria algo de interessante.

 

 

Qual a pergunta de partida da minha investigação?

Não será demasiado cedo para colocar uma pergunta de investigação, ainda para mais com a indefinição que ronda este projecto? Têm existido, de facto, alguns problemas à volta deste projecto de investigação, pelo que ainda não existe um assentar de poeira, e uma discussão mais acesa com o orientador acerca da pergunta de investigação a trabalhar. Mas julgo que seria algo do género de: Será que a disponibilização de conteúdos, baseados em contexto obtido através utilizador (inferição através de informação disponibilizada - estado de espirito, interesses, etc), poderia trazer melhorias no desempenho académico de um grupo de alunos da Universidade de Aveiro?

 

Nota Bem - Esta pergunta não foi discutida com o orientador, sendo apenas um produto não pensado de uma hipotese na qual o projecto poderia trabalhar. Um update será feito mais tarde de maneira a esclarecer estas questões.

 

 

Que título daria, neste momento, à minha investigação (3 hipóteses)?
De momento, e por aquilo que foi descrito, não me sinto à vontade para entitular a minha investigação.

 

 

"(Not) gonna do's, perhaps I'll do, don't have clues" do meu projecto de investigação.
De momento, sinto que existe uma necessidade de explorar o tema, e procurar documentos que esclareçam e me ajudem a explicar uma enormidade de conceitos inerentes às redes sociais, às redes de conteúdo, e às redes de conteúdo baseadas em contexto.

Talvez faça uma explanação mais profunda das redes sociais existentes, e das que podemos considerar que se inserem no ambito do trabalho.

Não tenho ideia daquilo sobre o qual não tenho ideia. -_-'

 

 

Para depois, responderei a 3 outras perguntas, estas da cadeira de Seminário!

 

 

Até já,

 

João F. Silva


ihhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.
Hoje já vamos ter mais luz sobre todas essas coisas. :)
cat a 7 de Outubro de 2009 às 17:55

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
29
30
31


arquivos
2009

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO