Conteúdo, Contexto, Chatices, 3x Simples

28
Out 09

Na aula da disciplina de Seminário do dia 2 de Outubro de 2009 foi-nos proposto que dessemos resposta a 2 questões:

 

1. Sugestão de Links e Recursos já encontrados;

2. O que já se fez de relevante na minha área de investigação?

 

 

Em relação à primeira, posso dizer que os recursos que encontrei se focaram mais nas redes sociais, com o Twitter em foco.

 

Seguem então 2 exemplos:

 

1. From Awareness to Repartee: Sharing Location within Social Groups, Barkhuus L., et all

    Este documento fala das práticas de "microblogging" e da partilha do estado e da localização das pessoas através de uma aplicação de telemóvel de seu nome "Connecto";

   

    O documento pode ser encontrado em http://itu.dk/people/barkhuus/connecto.pdf .

 

 

2. Micro-Blog: Sharing and Querying Content Through Mobile Phones and Social Participation, Gaonkar S. et all

    Este segundo documento aborda as questões do impacto do conhecimento partilhado (referindo por exemplo a Wikipedia), das redes sociais e das redes de sensores, e de como todas estas podem convergir numa plataforma móvel capaz de agregar "inputs" do utilizador e do ambiente. Este é um estudo de caso sobre as redes sociais de "microblogging" num contexto de utilização na vida real, utilizando telemóveis para fazer updates ao seu estado.

   

    O documento pode ser encontrado em http://www.files.fangengine.org/~lpcox/romit-microblog.pdf .

 

3. SenSay: A Context-Aware Mobile Phone, Siewiorek D. et all

    Este documento debruça-se sobre um projecto de investigação que procurou construir um telemóvel capaz de se adaptar dinamicamente às alterações físicas e ambientais do sujeito que o utiliza.

 

    O documento pode ser encontrado em http://www.cs.cmu.edu/~aura/docdir/sensay_iswc.pdf .

 

 

Já em relação ao segundo ponto, falo-vos de dois projectos que considero relevantes na minha área de investigação.

 

O primeiro é o projecto SenSay, também referido nos recursos. Este projecto tinha como objectivo a criação de um telemóvel capaz de se adaptar ao meio-ambiente envolvente, alterando assim o seu modo de funcionamento, o volume do tom de toque, a vibração e os alertas do telefone, tal como permitir comunicar a urgência da chamada (a sua importância para quem está a tentar ligar ao utilizador ou vice-versa, fazer sugestões de chamadas quando os utilizadores estão há algum tempo sem realizar uma acção e providenciar a quem iniciou a chamada o feedback do estado do utilizador (se está ocupado, ou a realizar outra chamada).

Este projecto liga-se com o projecto que pretendo desenvolver no sentido em que este utiliza contexto criado pelo utilizador para realizar acções, intervindo até na maneira como os utilizadores comunicam entre si.

 

Mais informação acerca deste projecto pode ser encontrada em http://www.cs.cmu.edu/~aura/docdir/sensay_iswc.pdf (referido anteriormente).

 

 

O segundo projecto é o C-Cast. Este projecto, realizado por vários parceiros, entre eles o ramo do Instituto de Telecomunicações sediado no campus da Universidade de Aveiro, embora orientado sobretudo para as redes de suporte de telecomunicações móveis, com ênfase no multi-cast de conteúdos, que revela preocupação na poupança de recursos, tem também uma componente de "Context-Aware Content Selection", que é o mesmo que dizer que existe uma tentativa de entregar ao utilizador conteúdo seleccionado através de contexto gerado por este, através de redes sociais, ou sensores do telemóvel, ou mesmo até de redes de sensores externos.

 

O projecto tem uma página que pode ser consultada em http://www.ict-ccast.eu/ .

 

 

Até já!

 

(Post patrocinado por Rádio Comercial - a bombar desde há 30 minutos atrás!)


Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
29
30
31


arquivos
2009

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO